Musk faz papel ridículo ao denunciar a ocorrência de censura aqui no Brasil

Rafinha Bastos fora do CQC! Será? Charge

Charge do Rice (Arquivo Google)

Roberto Nascimento

Chega a ser ridículo falar em censura no Brasil de hoje, como vem fazendo o empresário americano Elon Musk, que nasceu na África do Sul e presenciou censura de verdade, ao vivo e a cores, de conotação racista. Musk é exibicionista, gosta de se mostrar e resolveu atacar o ministro Alexandre de Moraes, para que seja retirado qualquer controle sobre sua plataforma “X” no Brasil.

Musk não sabe mas censura, mesmo, houve no regime de 1964. Começou com o AI-5, em dezembro de 1968, e se prolongou por dez anos, e o único jornal censurado este tempo todo foi a Tribuna da Imprensa, de onde derivou nossa Tribuna da Internet.

SALVOS PELO CONGO – Na verdade, fomos salvos pelo congo, porque teríamos esse monstro de volta, caso o golpe de estado sobreviesse… Eu não poderia escrever este texto e não haveria Tribuna da Internet para publicá-lo.

A liberdade de expressão pressupõe responsabilidade. Não existe liberdade total, é uma utopia. Em tudo na vida há limites, que são estabelecidos pelas leis que regem a vida em comunidade, em que é preciso respeitar o direito alheio.

Aqui mesmo, na Tribuna da Internet, o editor tem de estar sempre coibindo palavrões e ofensas que maculam a liberdade de expressão. Mas as opiniões contrárias expressas pelas minorias precisam ser sempre respeitadas. É a isso que se chama democracia, o melhor regime que existe.

REGRA IGNÓBIL – Se Bolsonaro tivesse executado o golpe, nem esquerdopatas nem direitopatas estariam escrevendo aqui na TI, neste momento. A censura seria uma regra, como foi na ditadura de 64. Quem criticava o regime corria risco de ser preso, torturado e até assassinado, são fatos concretos que os militares da época jamais puderam negar.

O empresário Elon Musk é muito novo e não tem conhecimento do que aconteceu no Brasil. Criticar suposta censura determinada por Alexandre de Moraes é uma atitude exacerbada e injusta. Por que ele não denuncia as torturas cometidas rotineiramente na prisão de Guantánamo?

Moraes tem agido para assegurar o direito à livre informação, sem as manipulações das redes sociais. E o descumprimento de ordem judicial em democracia tem que ser punido.

50 thoughts on “Musk faz papel ridículo ao denunciar a ocorrência de censura aqui no Brasil

  1. DEMOCRACIA: regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

    A sociedade civil, de direita ou esquerda, de centro, de estrema disso ou daquilo, tem que defender a Constituição Federal. Quando um consórcio deseja ardentemente que exista apenas UMA OPINIÃO no Brasil, estamos diante de uma abominação diante do que significa democracia.

    Redes de televisão e alguns jornais e “profissionais” amestrados (mídia porca) e ativismo político judicial estão a serviço de uma anarquia que nos arrasta para uma “vala comum da mediocridade”. Estamos sendo chacota mundial. Antes iríamos virar e hoje a realidade “bate à porta”.

    A Polícia do Pensamento (thinkpol em Novilíngua) é a polícia secreta do romance “1984”, cuja função é descobrir e punir o crime de pensamento. A polícia do pensamento usa psicologia e vigilância para encontrar e eliminar membros da sociedade que são capazes de meramente pensar em desafiar a autoridade governante.

    Seria melhor retrocedermos a 1889 e recuperarmos a Monarquia Parlamentarista, cuja Constituição do Império, de todas as constituições da história nacional, foi a que vigorou por mais tempo – 65 anos, e nesse período sofreu apenas uma emenda.

    O Brasil não merece os políticos que tem e muito menos que apareçam no cenário global como Chefes de Estado. Importante lembrar: A Família Imperial NÃO TEM VÍNCULO COM PARTIDOS POLÍTICOS.

    Que os políticos administrem o país como Chefes de Governo sob os olhos de um PODER MODERADOR, tendo certo que políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.

    • Realmente Gilberto, o Brasil não merece os políticos, que têm.
      Veja o caso do projeto das Redes Sociais, o Senado votou a matéria, relatada pelo deputado Orlando Silva. O projeto seguiu para ser botado na Câmara. Pois vem, o ditador do Legislativo, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira, jogou no lixo todo o trabalho. Vai honrar um novo Relator e deu trinta dias para uma Comissão analisar e propor um novo projeto,.
      Tá de brincadeira essa extrema direita comandada por Lira. Os parlamentares evangélicos e da bancada da bala, colocaram uma fileira no pescoço do Lira.

  2. Mais um texto lixo. Nenhuma discussão sobre a legalidade das ações do stf, nenhum embasamento, nem mesmo retrucando as acusações do Musk. Só o velho espantalho de 64.

      • Atenção, João Batista Pereira.

        Três robôs acabam de ser deletados. Se você continuar ofendendo e ironizando articulistas, vai seguir pelo mesmo caminho, para sofrer revisão na oficina robótica.

        Estou de olho em você, porque os demais robôs estão se comportando bem, à exceção do Eliel, que também está bancando o engraçadinho.

        CN

        • Este sujeito tem uma necessidade muito grande em querer aparecer, e ser o centro das atenções, inclusive ele nunca adotou a liberdade de expressão em suas empresas, pois todos são obrigados a concordar com ele em todas as maluquices , ele é mais um bilionário carente de atenção e importância pois nem no país dele é levado a sério.

  3. Sr. Roberto Nascimento,

    Estava esperando ansiosamente seu artigo. Tinha certeza que iria se pronunciar. Ando meio desanimado pra escrever sobre este assunto pra lá de chato e polêmico.

    O Sr. sabe muito bem que estamos cercados pelos quatro lados, (incluo outros tribunários que pensam como nós) que não nos dão trégua, que atacam só porque estão instruídos pra atacar. Não, não são robôs, são pessoas robotizadas, com a mente paralizada e apenas uma ideia fixa.

    A ideia fixa é escorraçar o Ministro Alexandre de Moraes. Sabe porque? Apenas porque não aceitam terem perdido a eleição pro lula, parecem crianças birrentas. Não percebem, ou se percebem, se fazem de desentendidos, porque sabem que o chorume perdeu a eleição pra ele mesmo.

    Estas pessoas que nos atacam, são instruídas pelas redes sociais que só eles leem, são irascíveis de pai e mãe.
    São emprenhados pelos ouvidos, já não discernem mais nada. São completamente obtusos, e pela própria ira, se transformaram num exército de pregos sem cabeça.

    Estão tão cegos que OS PATRIOTAS, até aceitam que um estrangeiro, se meta a opinar dentro do nosso país, atingindo nossa soberanía no coração. São vira-latas mesmo!

    Tiram onda de patriotas mas se metem embaixo da saia de um forasteiro.
    Um mercenário aventureiro, que se por acaso esta M. de país se incendiar levando a uma guerra entre irmãos, o forasteiro simplesmente virará as costas e sairá incólume, mesmo tendo sido ele o estopim e a pólvora.

    E a gente aqui NÃO SE DÁ CONTA QUE O FORASTEIRO É Um guerrilheiro cibernético e não tem nada a perder. Que perde somos nós, sempre nós. Todos os brasileiros perderemos e depois, mais sofrimento pra reconstruir uma nação fraticida.

    QUANTA BURRICE!

    O antigo twitter, hoje, chamado de X , é uma arma letal como o antigo gás sarin, todos seremos atingidos de uma forma ou de outra.

    Vou deixar um comentário do Guga Chacra, que resume com perfeição quem é Elon Musk.Obs: Não é sempre que concordo com as opiniões dele, mas desta vez, acertou em cheio.

    Um forte abraço,
    José Luis

    https://x.com/GugaNoblat/status/1777407789695934499?t=oT1dGzElYT-6r_6S3fAVnw&s=08

          • Tem fotos do pai com o Carniceiro Sanguinário Fidel Castro.

            È o idolo da turminha e sonham com a “causa”.

            O Pai e Filho são craques em desinformar e fazerem fake news….

            Para ler ou ouvir esses dois lixos só com um aparato de emergência..

        • Boa piada, Armando, Gostei! 🤣
          Como já disse, não ligo pro Guga Chacra, aliás, nem vejo a globo, há muitos anos.
          Os tributários estão dando a entender que o noblat postou uma Fake news.
          Não é nada disso, ele apenas postou um trecho do jornal que o Chacra falou do Musk.

          Na minha concepção, ele acertou na mosca, como você sempre fala… rsrs

          Acho que ainda teremos muitos capítulos deste filme de terror.
          Um fraterno abraço amigão,
          José Luis

    • Espectro, obrigado pelas suas belas palavras, transcritas no seu comentário. Sigo o conselho de um amigo da TI: “Deixar as ofensas sem resposta”.
      Agora, se vier um contraditório crítico, com fatos e argumentos racionais, terei o enorme prazer em responder.

    • Prezado Espectro, a questão é essa! Interesses econômicos contrariados.
      Guga Chacra disse ontem, que Musk quer mandar na Europa, na Austrália e até nos EUA. Ele é naturalizado americano.
      Elon só não se mete na China.
      Apoiou Obama e Biden. É concorrente de Trump, que criou uma plataforma de Internet
      A diferença entre um ogro e outro, é que Trump quebrou várias empresas e Mudo é um bilionário.
      Na verdade há interesses no Lítio do Brasil, abundante em Minas, primordial para os carros elétricos da Tesla.

      Musk é uma metamorfose ambulante. Não entra em polêmica a toa.

      Acho até, que esse palhaço bilionário é um extraterrestre.

  4. Deu no CH.

    Democracia in natura

    O democrático X (ex-Twitter) leva tão a sério o direito à liberdade de expressão que ativistas oportunistas xingam seu dono e pregam seu fechamento sem o risco de serem banidos. Já xingar ministro do STF…

    Serventia da casa

    Chororô de Janja na disputa entre Musk e Moraes não passou batido na oposição. O deputado Marcel van Hatten (Novo-RS) mandou para a primeira-dama o passo a passo para desativar a conta da rede social.

    E o caçula, nada?

    Falante no caso Elon Musk, que, aliás, levou internet a regiões remotas da Amazônia, Lula ainda não abriu a boca para falar sobre o caçula Luís Claudio, acusado de espancar física e moralmente a ex-mulher.

  5. Ótimo texto caro Roberto Nascimento.

    Criticar é uma coisa e é saudável. Porém, as críticas devem ser baseadas em algo concreto. Essa é a essência da liberdade de expressão.

    Fabricar uma notícia falsa que vilipendie uma instituição ou uma pessoa, a fim de criticar algo que não se goste, nesse caso, já não é liberdade de expressão e sim libertinagem de expressão.

    E libertinagem de expressão não é algo democrático, mas sim algo que corrói o convívio da sociedade, disseminando o ódio.

    Portanto, concordo com o artigo e também com o comentário de Espectro .

    • Obrigado José Vidal. Vamos seguindo em frente contra o retrocesso praticado por essa nova direita, que fala em liberdade da boca para fora, porque o que querem mesmo é uma Ditadura Militar, com tanques nas ruas ou sem tanques mesmo, contanto, que a Liberdade seja apenas um sonho de uma noite de verão. Quem mais fala em liberdade, é justamente quem não acredita nela, nem em Deus, falo de Bolsonaro e seu séquito de seguidores das Bancadas da Bíblia e da Bala.

  6. Dentro da Cabeça de Ovo tem as chaves da Maldita Ditadura? Se não for retirado do STF o Brasil virará um inferno. E se Musk entregar as provas do abuso de autoridade,quem vai declarar as provas nulas? O próprio Moraes em mais um ato abusivo?

    • Puxa…Isso é verdade? É isso que estamos lendo ?
      É Sr. RN…
      Artigos políticos…quando seriamente analisados devem ser norteados por lógica…( introdução…Meio…e fim)
      Olhar o fato por um só caminho gera o erro primário ( para não dizer infantil) que por ora se vê em mais um artigo de sua parte…MAS …sua opção política é evidente em suas palavras…ENTÃO..em breve vamos ver quem VENCE…Espero que vença e prevaleça a VERDADE…A JUSTIÇA E A SERENIDADE…Se o Sr. Faz opção em defender um “poder ” que já fez sua opção de ser um partido político…E o Sr..ainda insiste defender os atos e diretrizes deste “poder”…ENTÃO…já nada resta a tentar te demover deste “caminho” que na minha visão é errado.
      História meu prezado RN…é uma ciência de lógica aoegada a verdade…desconsiderar essa prerrogativa certamente leva ao erro…e se tentar então levar o que se pensa para o papel…certamente quem faz vai fazer incoerências grotescas como o nobre faz em seus artigos.

      YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO SEMPRE..

      • adianta tentar mesmo, Sr. Carlos de Jesus.
        Perda de tempo. Assim como não vou tentar, mudar suas convicções.
        O bom da Democracia é a divergência, a convivência pacífica entre os contrários.
        Pensamento único é típico de regimes ditadoriais, de esquerda ou de direita.

  7. Oração de São Xandão…

    Quando calunia é liberdade de expressão

    Quando denuncia é terrorismo: joga na prisão.

    BACEN JUD, bloqueio de todas as contas e de todos os bens lícitos de quem trabalhou e investiu a vida inteira e por gerações no Brasil.

    Sempre INAUDITA ALTERA PARTEM

    Um alerta: não invistam nessa ditadura.

    Seu patrimônio e sua liberdade, na forma da Lei, assim como a de sua família, estarão nas mãos de bandidos togados, fora da Lei.

    Sob as mais absurdas e caluniosas acusações, falsificações, contra todas as provas.

    Segurança Jurídica: Zero.

    • INAUDITA ALTERA PARS, na normalidade

      INAUDITA ALTERA PARTEM no novo latim dos abusos antijurídicos

      inauditis alteribus partibus

      Sem contraditório

      Sem ampla defesa

      Sem devido processo legal

      Sem Direitos Civis e Políticos

      Sem a Primeira Dimensão

  8. Nada, golpe publicitário, Starlink com 50% de desconto no equipamento, não esquecendo o principal e melhor detalhe:autoridades brasileiras ridicularizadas no planeta, o que farão?Bloqueio de contas no exterior, entrega de passaporte, tornozeleira, ou pior, impedir o lançamento de foguetes?Autoridades em Brasilia, no exterior, tudo zé-ninguém, utilizando passaporte diplomático para furar fila em sala Vip, patético.

  9. Quando loola e sua claque acordarem, o governo totalitário do stf, com sua autopermissão para interpretar a Constituição ao sabor do momento, já terá reescrito a definição da democracia à brasileira.
    Como tudo que veio após o regime militar só piorou as condições do país, ainda iremos fazer outra releitura do 1964.
    O episódio de Musk e seu X somente ajuda a trazer à tona o quadro de ameaça ao direito da liberdade de pensamento no Brasil e será passado em breve, mas o risco que evidencia ainda restará pendente de resolução.

    • Há peru à brasileira, mas não há democracia à brasileira. A democracia é universal, sem adjetivos

      Sobral Pinto, 01/12/1991

      (muito menos “democracia relativa”, aquela que tem em seu preâmbulo “Tudo pra nós, nada pra eles”)

  10. Bem, um já disse que, como a corrupção sempre houve, é inútil querer combatê-la (Miriam Leitau ou, ao pé da letra, Miriam Leital). Agora, o adevogado – que nunca foi molestado pelo governo anterior (e se foi prove !) – só falta defender a democracia relativa. Eu mesmo já lhe perguntei onde ele estava enquanto eu sofria agressão e tinha a matrícula condicionada na antiga ETF-RJ. Não respondeu onde estava mas postou um samba do crioulo doido.

    Para enganar incautos, de vez em quando, insistem, quando querem criticar a justiça, em dizer que ela só pune os três Pês: Pobres, Pretos e Putas (tenho dúvidas quanto a este último). Esquecem que há um P que é protegido por aquele poder: os Petralhas !

    Quando o Intercept (Glenn Greenwald) se meteu na política brasileira, não veio um canalha aqui falar em soberania, desrespeito ao Brasil etc.

    Quanto ao Musk, é bilionário sem roubar do povão e isso a esquerda não concebe. E eu já postei o que penso antes: “Invidia cacas est” (A inveja é uma merda). Por quê defendem Assange ? Porque investiu sobre os EUA, só isso. E basta, não ?

    Matéria da Veja, de 2021:

    Caso do dinheiro na cueca prescreve e petistas escapam da Justiça

    Episódio de assessor de deputado flagrado com 100 mil dólares no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, eclodiu na época do mensalão, e…

    (Prescrição de crime é prevaricação de juiz)

  11. Quanto ao Elon Musk, eu acho que ele está juntando munição.
    A novela Alexandre/Musk atingiu um ponto de não retorno.
    É briga de cachorro grande.
    A liberdade de expressão vista pela ótica do Mulá, sabemos como termina, a banana comendo o macaco.

      • Alexandre de Morais virou vilão dos políticos Bolsonaristas e da extrema direita, porque está tendo coragem de punir essa gente, que nunca foi punida no Brasil. Só os brasileiros , pobres e trabalhadores dormiam na cadeia.
        Morais, um magistrado de muita coragem cívica, não tem medo de cara feia, nem de covardes, que o ameaçam, até de morte. Segue firme e forte, cumprindo a regra, de que a lei é para todos.
        Os políticos do PL, quase todos, votaram pela soltura dos matadores de Marielhe Franco. Seus nomes devem ir para o Mural em cada cidade, para o povo lembrar em quem não votar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *