Acusações de Elon Musk devem ser analisadas se são constitucionais ou não

Governo monitora se Musk vai descumprir decisões judiciais ou se é bravata  | Blogs CNN | CNN Brasil

Elon Musk pode ter razão em suas critícias a Moraes

André Marsiglia
Poder360

Diante de todos os acontecimentos dos últimos dias, uma coisa é certa: pouco importa se as denúncias e as críticas de Elon Musk a nossas Cortes e ministros têm intenção política. Assim como também pouco importam as intenções de seus adversários. Fazer política com fatos não é crime —faz parte do jogo.

O errado é inventar informações e tirar proveito político. Não me parece nem um pouco esse caso. Errado também é ser pago para fazer política e se negar a fazê-la, enterrando a cabeça na terra feito avestruz, como parte significativa de nossos congressistas tem feito diante de tais acontecimentos.

Incluir Elon Musk como investigado no inquérito das milícias digitais pode ser lido como um ato político, tanto quanto suas críticas. Musk faz vibrar a direita. A Suprema Corte faz vibrar a esquerda. A direita está se mobilizando em manifestações e discursos. A esquerda está se mobilizando para ressuscitar o juridicamente defeituoso PL 2.630 de 2020, das fake news.

Há um jogo político em curso. Mas e daí? Diante das manifestações de Musk a respeito de possíveis censuras, autoritarismos e violações judiciais por parte de nossas Cortes, o que deveria estar em debate são os fatos jurídicos, e não o que ele e a direita pretendem.

Se a rede social X (ex-Twitter) sofreu mesmo uma pressão judicial indevida, se realmente foi obrigada a excluir perfis sem sequer conhecer o fundamento das decisões que determinaram as ordens agressivas; tudo isso é juridicamente (e não politicamente) inconstitucional e precisa ser apurado e discutido.

É intelectualmente desonesto formadores de opinião ignorarem as denúncias e as críticas, condenando-as à irrelevância pública, em razão de seu uso político. Se o que faz ou não parte do debate público depender meramente de preferência ideológica, o debate estará morto, o jornalismo, acabado e a sociedade, falida. Se Musk é ou não um herói da liberdade de expressão é o que menos interessa. Se suas denúncias são verdadeiras é o que deve nos nortear. É de se lamentar profundamente que aqueles que, por repudiar Musk ou a parcela da direita que ele mobiliza, prefiram simplesmente se fazer de cegos e surdos, furando orelha e olhos por conta própria. Nada mais medíocre….

6 thoughts on “Acusações de Elon Musk devem ser analisadas se são constitucionais ou não

  1. É de se lamentar profundamente que aqueles (too many!) que, por repudiar Musk ou a parcela da direita que ele mobiliza, prefiram simplesmente se fazer de cegos e surdos, furando orelha e olhos por conta própria. Nada mais medíocre….

  2. Miqueias 7:3-5

    Nova Versão Internacional – Português (NVI)

    Com as mãos prontas para fazer o mal,

    o governante exige presentes,

    o juiz aceita suborno,

    os poderosos impõem o que querem;

    todos tramam em conjunto.

  3. Em que planeta uma acusação pode ser considerada INCONSTITUCIONAL? Só no planeta corrupto chamado Brasil, onde as facções criminosas se entranharam nos poderes. Isso daqui é o chorume do lixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *