PL negocia anistia a Bolsonaro por apoio nas sucessões da Câmara e do Senado

Valdemar fala em “defender os interesses” do PL, enquanto Bolsonaro prega aceno ao eleitorado de Moro

Valdemar e Bolsonaro precisam reunir maioria absoluta

Lauriberto Pompeu e Gabriel Sabóia
O Globo

Com a maior bancada da Câmara e a segunda do Senado, o PL condicionará o apoio nas eleições para o comando das duas casas legislativas, em fevereiro do ano que vem, à defesa de propostas de uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados que estão sob investigação.

Segundo o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, integrantes da legenda têm procurado os principais pré-candidatos para saber a disposição de cada um para encampar a medida. Entre os concorrentes nas duas Casas, o que tem mais colaborado com as conversas é Elmar Nascimento (União-BA), aliado do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

COLOCAR NA MESA — “Vamos colocar isso (a anistia) na mesa, sim. Tanto na eleição da Câmara quanto na do Senado, onde já incumbi o (líder da oposição, senador) Rogério Marinho (PL-RN) de tratar desses diálogos” — diz Valdemar.

Integrantes do PL ainda não têm claro qual seria a abrangência dessa anistia, mas um dos principais pontos diz respeito à inelegibilidade de Bolsonaro. O ex-presidente foi condenado no ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022, o que, na prática, o tira da disputa de 2026.

Hoje, os principais articuladores das iniciativas são justamente Valdemar, Rogério Marinho, além do líder do PL na Câmara, Altineu Cortes (RJ). Já há, entretanto, apoio à iniciativa em alas do Republicanos e do União Brasil, além da cúpula do PP, partido com indicação em ministério de Luiz Inácio Lula da Silva.

PRISÃO DE BOLSONARO – Nas tratativas, segundo parlamentares, Elmar também chegou a conversar com Valdemar sobre a possibilidade de preparar uma reação para impedir uma eventual prisão de Bolsonaro, o que ainda não está no horizonte do Judiciário, já que ele sequer foi denunciado. Procurado, Elmar não retornou ao Globo. Já o advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, diz desconhecer a iniciativa de Valdemar.

Outros pré-candidatos na Câmara, como Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL) evitam se comprometer com essas demandas.

Elmar, que está em plena campanha antecipada, tenta não só o apoio do PL, mas também do máximo de partidos que puder. Ele se reuniu em março com o ex-presidente Michel Temer, em busca do apoio do MDB, em conversa que também teria passado pela anistia a Bolsonaro, segundo aliados.

TEMER NEGA – “Ele veio apenas se apresentar como pré-candidato à presidência da Câmara, aquela história de querer ouvir conselhos, mas foi apenas uma gentileza” — declarou Temer, ao negar ter abordado o assunto.

Mas o próprio Bolsonaro chegou a falar, durante manifestação feita em São Paulo em fevereiro, que é preciso “pacificação” e “passar uma borracha no passado”. Ainda que não tenha falado das investigações das quais ele é alvo, o ex-presidente pediu diretamente ao Congresso para anistiar os presos pelos ataques do 8 de Janeiro: “Nós pedimos a todos 513 deputados, 81 senadores, um projeto de anistia para que seja feita justiça em nosso Brasil.”

Na Câmara, além de revogar a inelegibilidade do ex-presidente, há também pedidos para aprovar uma anistia que tire o ex-deputado Daniel Silveira da cadeia e medidas que impeçam a prisão de parlamentares bolsonaristas que são alvos na Justiça, como os deputados Alexandre Ramagem (RJ), Carlos Jordy (RJ), Nikolas Ferreira (MG), Carla Zambelli (SP), André Fernandes (CE), Silvia Waiapi (AP) e Clarissa Tércio (PE), todos da bancada do PL, com exceção de Clarissa Tércio, que é do PP.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O raciocínio é simplista. Se Lula, condenado por dez juízes, e sempre por unanimidade, conseguiu sair da prisão e ser candidato, por que Bolsonaro e os demais também não podem? Faz sentido, nessa esculhambção que caracteriza a política brasileira. (C.N.)

13 thoughts on “PL negocia anistia a Bolsonaro por apoio nas sucessões da Câmara e do Senado

  1. Para ter graça a eleição e melhorar, digo readquirir a popularidade perdida com suas penalizadas e descondenadas falcatruas, sugiro a Lula que indulte Bolsonaro e todos os INOCENTES e tidos terroristas, envolvidos maquiavélica e MULTILATERALMENTE nos DESTRAMBELHADOS e infantis eventos de “Falsas Bandeiras”!
    PS. Publique-se e cumpra-se!

  2. Faz sentido, nessa esculhambação que caracteriza a política brasileira. (C.N.)

    Vou acrescentar C.N, com a devida vênia . …”a política e a justiça brasileira.”

  3. Falar em angústia para Bolsonaro e tão ridículo, quanto insano, esse Bolsonaro que tanto almeja ser anistiado foi o maior corrupto, as provas estão aí, as vendas das joias, a falsificação dos dados dele e da filha no caso da covid, pra entrar nos Estados Unidos, sua falta de respeito para com os parentes das pessoas que morreram de covid , chamando todos de *Maricas” que era só uma gripezinha, sua tentativa de golpe!!!, agora está com medo de ser Preso??, não, esses grandes sacrificaram tem que pagar por seu erros, ele e sua associação de amigos do mal, bolsona nunca mais…..

  4. Bolsonaro é um ser podre por dentro, tanto isso é verdade que o chorume já está vazando pela pele.

    A LEI DO RETORNO É IMPLACÁVEL!

    Esse lixo tem que ir preso junto com toda a quadrilha de “inocentes”.

    Se for anistiado (o que nunca vai conseguir), teremos um s tentativa de golpe a cada meia hora.

    Conspirou e insuflou a massa bolsonarista contra o Estado de direito.

    Queria ser um ditador sanguinário e cruel!

    Vai em cana sim!
    E, é pra ontem!

    José Luis

  5. Sonhar, pedir e propor com educação nunca foi pecado, mas será que os onze donos do Brasil aceitarão “tamanho” ataque à Democracia? Porque para os donos do Brasil, tudo aquilo que não sai da cabeça de um dos onze sacrossantos supremos nem sempre é bom, é democrático ou não é motivo de prisão. A tão falada “pacificação” sai do papel com a soltura de todos os “golpistas e terroristas” condenados pelo Xandão cabeça de ovo. Aí o Brasil pode começar a se dar as mãos, como toda a pessoa de bom senso e juízo sonha e quer ver acontecer.

  6. Senhor Espectro , na verdade Jair Bolsonaro , abriu o caminho para um golpe de estado , uma vez bem sucedido , ele seria literalmente descartado , pelo seu vice general – senador Hamilton Mourão ou pelo general Braga Neto , isso é liquido e certo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *